sexta-feira, 18 de junho de 2010

Liberalismo Sexual X Conservadorismo Sexual

De acordo com Rohmann (2000), o liberalismo é uma doutrina política, social e econômica que, em sua concepção clássica, enfatiza a liberdade individual. Contrariamente, o conservadorismo enfatiza a tradição e é resistente a mudanças, especialmente as de natureza rápida e avassaladora, compreendendo o progresso como proveniente do saber plantado nas virtudes e nos valores do passado. Knight (1993) procura dar definições de liberalismo/conservadorismo de forma a clarificar a concepção destes construtos. Para esta autora, liberalismo é um conjunto de crenças políticas, econômicas, religiosas, educacionais e sociais que enfatizam a liberdade do indivíduo, a discussão e tolerância de diferentes visões, a mudança social, o igualitarismo e os direitos das minorias. Por outro lado, o conservadorismo é entendido como um conjunto de crenças políticas, econômicas, religiosas, educacionais e sociais, caracterizado pela ênfase no status quo e na estabilidade social, na religião, na tradição e na moralidade.



Minha sincera opinião a respeito.

Primeiramente, uma boa madrugada a quem se dedica a escrever e ler nossas tramóias a essa hora...

Gente, seguinte... Quando pessoas que vão à balada, curtem drogas, sexo e rock 'n roll me dizem que são contra liberalismo sexual, penso logo numa palavrinha chata que incomoda todo mundo:

HIPOCRISIA.

Pra que mais não é verdade?
Eu penso que já vivemos muita hipocrisia pra um indivíduo negar que gosta de transar com três pessoas ao mesmo tempo ou ter um relacionamento aberto.
Segundo as coisas que venho lendo ultimamente, alguns moços e moças têm mudado sua opinião a respeito do liberalismo sexual e do conservadorismo. Uns criticam o liberalismo, falam que é coisa de "puta" e até linkam com prostituição. Ah pelo amor de Deus.
Isso é o que chamo de senso comum. 
As pessoas estão acostumadas com a monogamia, que pô, não é tão ruim, mas quando se enjooa você se perde na relação.
Não que eu esteja enjooado da minha, mas tenho certeza e isso não é segredo pra ninguém, nem pro meu marido, de que um terceiro na relação e/ou abrir o relacionamento nos levaria a outra dimensão ou maneira de viver um relacionamento.
Para os que não sabem, no meu casamento respeito a opinião do meu marido, ele é conservador e eu sou liberalista não praticante, ainda. Hehe. Só quando ele aceitar.
Como eu acredito que já disse aqui, a traição só existe quando o relacionamento é fechado. (Leia posts anteriores).
Mas, prosseguindo... O liberalismo sexual já faz parte de alguns indivíduos como mostra o estudo Valeschka M. Guerra & Valdiney V. Gouveia* no link acima que disponibilizei para lerem a respeito.

De acordo com Ten (1999), as circunstâncias sociais que fazem surgir o liberalismo derivam do conflito e da diversidade. Neste conjunto de crenças, a virtude central é a tolerância às diferenças. Para os liberais, a neutralidade da lei deve ser mantida de forma a respeitar as pessoas como seres independentes e livres, capazes de decidirem por si mesmas.

Ou seja, tá na cara, que ninguém pode ser contra o que eu faço ou deixo de fazer em quatro paredes, ok?
Não é porque tu és favor do liberalismo sexual que você vai sair fazendo sexo no meio da boate, entenda isso...
Inventaram o darkroom pra que?
E o conservadorismo? Nem precisa falar muito e muita gente vai saber. Justamente aquele tipo de relacionamento fechado em que o casal para de sair pra balada, para de visitar os amigos, vivem separados do mundo gay porque tem medo de acabar com o relacionamento por um ou outro se envolver em alguma coisa.
Agora digo, tanto relacionamento fechado como aberto, o parceiro pode se apaixonar por outro e te largar, tá? Não se iluda, pensando que RA vai fazer segurar seu bofe.
Aprenda outra coisa, o conservadorismo tem alguns graus, que não podem ser listados, pois é muito abstrato, mas todo mundo vê exemplos na rua, na balada, em casa.
Citei um exemplo acima do casal se afastar de tudo pra manter a relação e outros não, alguns continuam indo à balada, frequentando a casa dos amigos ou saindo com eles, enfim, mantem uma vida normal e são felizes, na medida do possível, porque sempre tem o parceiro que vai inventar que você está olhando pra garoto dentro da balada, se passa um um garoto pelo casal e um destende o olhar, o parceiro já faz tempestado em copo d'água. Se um amigo seu diz pra você que te prefere como era antes, solteiro do que casado, o parceiro inventa que teu amigo é uma "puta" e quer que você seja também então pede pra vc parar de andar com ele.
INCRÍVEL, NÃO?
Algumas coisas aí, serão mera coincidência se eu disser que já vivi... aloka!
Mas é gritante a diferença do casal liberal para o casal conservador.
Só acho que a comparação ainda está longe de ser comprovada que o casal liberal vive mais feliz que o conservador e que o conservador dura mais tempo que o liberal.
Se alguém tiver alguma história pra contar e quiser opinar a respeito, comente o post.

Grande abraço.

CONFIRAM ALGUMAS PESSOAS DANDO SUA OPINIÃO A RESPEITO NO FORUM DO YAHOO:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070414202745AALXQT7

3 comentários:

  1. Tudo é possível se há verdade e acordado antecipadamente pelos casais.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que tudo gora em torno de uma sociedade hipocrita, devidamente "batizada" pela igreja catolica.
    Facilmente de provar essa teoria, podemos nos remeter a Grecia antiga onde o relacionamento aberto era normal.
    Aí vem aquela perguntinha: Porque no passado isso era totalmente aceitavel e nos dias de hoje os liberais tem que esconder o relacionamento para nao sofrer discriminação.
    Facil de responder.
    Porque na Grecia eram somente os Gregos ricos que praticavam orgias, e atualmente a Balada Liberal é praticada pelos "plebeus".

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir